Cuidador ou Lar Para Idosos?
Cuidador X Lar para Idosos
Cuidador ou um lar geriátrico? Está é a pergunta que nunca pensamos que faríamos, então vou abordar alguns tópicos importantes para ajudar na tomada de decisão
Primeiro vamos falar de valores: Contratar uma homecare para administrar uma equipe é bem caro e o pior é que nem sempre conseguem fornecer a equipe ideal, os familiares devem fazer um acompanhamento para certificar que seu ente está sendo bem cuidado e se for necessário você deve solicitar a troca de membros da equipe até conseguir a melhor equipe possível. Também há a opção de você mesmo montar a equipe mas cuidado com a forma de contratação (É bom o auxilio de um contador ou advogado). O lado positivo é que seu familiar estará num ambiente que ele está acostumado e a mudança de ambiente é muito prejudicial. Por outro lado um lar no inicio pode parecer caro mas se for considerar que no valor está tudo incluso, falo tudo incluso pois tem que considerar que além dos cuidadores você terá despesas com cozinheira, faxineira, água, luz, telefone, IPTU e outros imprevistos que surgirão, e também tem a pessoa que gerencia e fiscaliza a equipe.
Segundo ponto é o bem estar do assistido: Com uma equipe de cuidadores no próprio lar o assistido vai ficar numa posição mais confortável, vai ser mais fácil manter o contato com os familiares e terá uma qualidade de vida muito melhor, por outro lado vai tirar toda a privacidade da família, o lar vai ficar com aparência de geriatria. No Lar de idosos ele vai ser cuidado por toda uma equipe multidisciplinar, vai ter o acompanhamento de um médico geriatra, de nutricionista e fisioterapeuta se necessário, e o principal ele vai estar acompanhado de outros idosos que terão os mesmos assuntos para conversar. Mas cada caso é um caso e deve ser bem avaliado pois nem todos aceitam essa mudança! Muitos idosos só vão para um lar no final da vida quando a família realmente não tem mais condição de cuidar. No caso do lar de idosos é melhor quando a pessoa ainda tem consciência numa condição que o assistido ainda tenha poder de decisão, poder de dizer: esse final de semana vou para casa do meu filho(a) ou neste feriado vou ao shopping comprar um presente para meu neto. Assim ele terá tempo para se adaptar e aceitar melhor a velhice e suas consequências .
Comentários
Postar um comentário