Higiene Bucal em Acamados

         Higiene Bucal em Idosos e Acamados

           Higiene bucal em acamados é uma coisa que sempre me chamou muito a atenção, vou lhes contar um fato que presenciei num dos melhores hospitais do Brasil. Eu estava acompanhando um paciente internado e notei que ele tinha um dente quase caindo então avisei a familiar e a enfermagem do hospital e um dentista foi avaliar, o dentista extraiu o dente e recomendou que fosse retirado todos os dentes para facilitar a higiene e evitar infecção, fiquei assustado e passei as informações ao familiar que felizmente não deixou que retirassem todos os dentes. Eu sempre cuido muito bem dos meus assistidos mas diante disso passei a orientar os colegas dos outros turnos e também aos familiares quanto a necessidade  e os riscos de não fazer a higiene adequada e principalmente orientar quanto a forma correta de fazer.

          A nossa boca é um local com muitas bactérias  e uma pessoa acamada está com suas defesas baixas ou sua imunidade baixa  e ao ingerir essas bactérias pode causar infecções ou agravar ainda mais o quadro que se encontra. Outra situação é o paciente que estava em UTI e vai para o quarto, na UTI nem sempre a equipe tem tempo de fazer uma higiene perfeita até porque se o paciente estiver entubado fica inviável, então este necessita de uma higiene mais intensa, pois ao fazer o procedimento você vai se assustar com o que vai ser retirado, principalmente no céu da boca que cria uma crosta difícil de remover que parece um chiclete grudado e talvez nem saia na primeira tentativa e não deve forçar, deixe para tentar novamente no próximo turno.

          Então cuidadores e familiares, o correto é executar a higiene bucal 3 vezes ao dia ou conforme orientação médica, quanto ao método eu gosto de utilizar um abaixador de língua ou escova dental infantil, também será necessário um pacote de gase e enxaguante bucal sem álcool e um micropore ou esparadrapo, coloco o enxaguante num copo e enrolo uma gase no abaixador de língua ou na escova e fixo com o micropore, em seguida enrolo outra gase  por cima e esta vai ser substituída cada vez que estiver suja, vai limpando entre os lábios e a gengiva com muito cuidado pois a boca provavelmente estará ressecada, depois a língua e o céu da boca. 

          Você perceberá imediatamente uma melhora do paciente, ele vai conseguir respirar melhor e vai sentir um bem estar geral. Isso é muito  gratificante, só de ver o paciente se sentindo melhor já me deixa feliz, tenho muito prazer em ver que posso fazer a diferença e espero sinceramente que você sinta o mesmo que eu! Gostaria que se você tiver uma experiência positiva que comente aqui conosco.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Tecnologia Auxiliando os Idosos

Cuidados Com os Idosos no Inverno

Prevenção e Segurança do Idoso